Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pentecostes! Celebrarei ao Eterno por suas dádivas!


No nosso encontro semanal, tivemos nosso momento de adoração ao Eterno, comentários sobre nossa viagem a Itapuaçú, no último sábado dia 03 e nosso estudo. Segue abaixo o que estudamos.

Iniciamos nosso estudo com o livro de levítico, capítulo 23, versículo 16, onde fala sobre a contagem de 50 dias desde a Pascoa até o dia da festa de Shavuot (Pentecostes).
Sabendo-se que a festa de Pentecostes é a festa onde se celebra a dádiva do recebimento dos mandamentos de D’us no Sinai. Mandamentos estes que não foram abolidos, mas reavivados e reescritos em nossos corações (Jeremias 31: 31-34)

31 - Dias hão de vir - oráculo do Senhor - em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá.
32 - Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles.

33 - Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel - oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo.

34 - Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos - oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.

Vamos lá:

É preciso entender que os 10 mandamentos - Asseret Há Devarim - do Senhor não forma abolidos por Yeshua, mas corroborados e propagados por ele. E mais, desde Atos 2, estão entalhados em nossos corações através do recebimento do Espírito Santo de D’us.
Ai, muitos dirão: Estamos na dispensação da graça, a lei se foi. Então, vejamos: Êxodo 20

2 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 - Não terás outros deuses diante de mim.
Se eu me converto realmente ao Eterno, posso ter outro deus além dele? Claro que não!

4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Posso fazer ou comprar uma imagem e me curvar diante dela? Eu posso me prostar em adoração a uma imagem qualquer? Claro que não!

6 - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
7 - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
O que tem de crente que usa o nome do Senhor em vão, não está no gibi! Isso é pecado! E pecado faz separação entre nós e D’us! Depois não sabe o porquê de certas privações e lutas em suas vidas. Cuidado ao fazer o uso do nome do Senhor! Em vão, NÃO!

8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
O sábado é do Senhor! Não adianta querer dizer que não! Ele mesmo o disse e Ele mesmo faz questão disso para que tivéssemos um dia de descanso! O que devemos ter em mente é que nosso regime de vida no Brasil tem o sábado como mais um dia de trabalho e o domingo de descanso. Se seu emprego pede que você trabalhe no sábado, trabalhe, mas ponha em mente que aquele dia é o dia do Senhor. Vá trabalhar com o Senhor em mente. Orando e glorificando-O por seu dia.
Agora, se você tem o seu domingo livre, tire-o para realmente adorar o Senhor: acorde cedo e vá para a EBD, cultue-O, tire à tarde para buscar sua face, se for para a praia, busque um lugar mais distante das tentações, ao invés de ficar a tarde toda, fique uma horinha e depois vá para casa. Só assim você não chegará ao culto à noite completamente vazio, seco e frio.

12 - Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
No original honrar é sustentar, e se você não tem condições de sustentar então não de despesas! Despesas financeiras, emocionais ou espirituais! Principalmente aqueles filhos que gostam de influenciar seus pais a atitudes que colocam um contra o outro. Chega de dar despesas!

13 - Não matarás.
No original é não assassinarás! E eu posso assassinar alguém fisicamente? Assassinar seus sonhos, seus projetos? Claro que não!

14 - Não adulterarás.
Posso trair minha esposa? Podemos ter relacionamentos extra conjugais? Claro que não!

15 - Não furtarás.
Furtar, então! Quantos crentes furtam o direito dos donos dos vídeos e músicas de receberem seus royalties quando fazem downloads e cópias ilegais! E ainda têm a coragem de dizer que não vão vender, é só para uso próprio. Isso é roubo! E as TVs a cabo através de gatos? Água? Eu posso fazer isso? Claro que não!

16 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Isso não acontece dentro da igreja, acontece? Mas não pode!

17 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
O que é do outro é dele! O que é meu é meu! Mas o que há de gente cobiçando dons, bens etc do próximo não dá nem para contar. Não pode! Trabalhe, busque, ore! Faça através da sua fidelidade a D’us e Ele pela misericórdia e graça d’Ele fará por e em nós!

Pergunto eu: Os 10 mandamentos foram abolidos? Porque se foram e se ele é coisa de antigo testamento, então eu posso ter outro deus, posso adorar outros deuses e outras imagens, posso usar o nome do Senhor como bem quiser, trabalhar de segunda a segunda e desgastar meu corpo até sua fadiga, posso colocar meus pais num asilo e esquecer-me deles e comprar em seus nomes e deixar que eles se virem para pagar, posso assassinar, “pegar” as mulheres por ai, furtar o que eu quiser e cobiçar tudo aquilo que é do próximo!

Se pentecostes na antiga aliança era uma época de celebração pela dádiva dos mandamentos escritos nas tabuas, não deveríamos celebrar muito mais hoje por ter agora todos estes mandamentos em nossos corações e mentes através do recebimento do Espírito Santo em Atos o que inaugurou a nova aliança para as nossas vidas? Como está em Jeremias 31. Hoje através da graça de D’us temos os mandamentos dentro de nós avivados pelo Espírito Santo de D’us!

Celebremos, pois o Shavuot – Pentecostes – com a alegria de sabermos que desde a páscoa, quando saímos do Egito/mundo, e contamos 50 dias até o pentecostes/Shavuot, caminhamos no processo de santificação para recebermos mais de D’us. Mais do Espírito, seus dons e seus talentos!

D’us tem mais! Ele tem muito mais para nós! E é o único que cria festas para que nós seus convidados recebamos presentes! Recebemos os mandamentos no Sinai e o Espírito em Jerusalém. O que mais D’us não nos dará se nós não nos colocarmos em obediência a Ele?

Feliz Pentecostes! Chag sameach shavuot!

Everson Tavares, celebrando a dádiva de ter os mandamentos e o Espírito em mim.

Um comentário:

  1. Obrigada irmãos pelo carinho!Que o nosso Deus retribua a vcs toda a sorte de bençãos!!

    ResponderExcluir