Acesso ao Campo |
Eu, quando na Alemanha em 2009, visitei o primeiro campo de concentração e extermínio da Alemanha. Foi simplesmente emocionante! Que nunca mais aconteça esta estupidez!
Entrada do Campo de Exterminio - Dachal Alemanha |
Visão da casa administrativa da SS |
Alojamentos dos judeus e contrários ao Regime Alemão |
Vista do pátio onde centenas de pessoas tinham de se apresentar diariamente. |
Alojamento - Beliches |
Pias e lavatórios |
Sanitários |
3 graus Célsius - Muito frio e era apenas o inicio do inverno |
Local de cremação dos prisioneiros. Quantos judeus e discordantes do Regime Alemão não foram cremados aqui! |
Local de homenagem aos mortos desconhecidos |
Segue abaixo a informação sobre este campo.
"O projeto deste campo de concentração, o primeiro dos nazistas e projetado pelo Kommandant Theodor Eicke, foi o modelo para os outros campos construídos. Dachau chegou a abrigar mais de duzentos mil prisioneiros de mais de trinta países e, a partir de1941, foi usado para o extermínio de cerca de trinta mil pessoas. Muitas outras pessoas pereceram em virtude das condições do campo. O campo chegou a possuir uma câmara de gás, mas não há registros de que tenha sido usada.
Segundo cálculos da Igreja Católica, pelo menos três mil religiosos entre padres, bispos e outros foram mantidos lá. Um dos prisioneiros, Karl Leisner, foi beatificado pelo Papa em 1996. Após rumores se espalharem pelo campo em relação a uma directiva de Heinrich Himmler de executar todos os prisioneiros, um dos presos mais célebres do campo, Oskar Müller, enviou mensageiros até o exército norte-americano para que estes dispersassem o campo. A 28 de abril, um alto comissário da Cruz Vermelha, Victor Mauer, tentou convencer o último comandante do campo, Heinrich Wicker, a se render. Wicker decidiu antes retirar a maioria dos guardas SS.
No dia seguinte, a 29 de abril de 1945, a 42ª Divisão de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (EUA) foi encarregada de libertar o campo de concentração. A primeira visão que os soldados tiverem, ao chegar ao campo, foi de centenas de mortos, empilhados, junto a um comboio de 39 carruagens. Segundo consta, os mortos estavam lá havia dias (alguns já em avançado estado de decomposição). Tinham sido retirados apressadamente de outro campo de concentração, Buchenwald, e a maioria morrera de fome durante a viagem.
Os soldados, totalmente em estado de choque com a visão, tomaram para eles o lema "Take no Prisoners" (Não fazer prisoneiros) e começaram a executar os primeiros SS que encontraram. Há vários registos de execuções, na maioria actos de vingança individuais de soldados e até de alguns prisoneiros, que atacaram os seus antigos opressores."
Fonte: Wikipedia
Shalom
Everson Tavares, lembrando do holocausto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário