Minhas considerações a respeito da Expo Gospel, minhas porque são particulares, não representam as considerações de todo o Ministério CEI.
Tentei! Juro que tentei entrar na Expo Gospel com o coração aberto, pronto para um momento de comunhão com irmãos de outras denominações, adoração ao Eterno, boa Palavra, orações e arrependimento. Mas o que eu vi me escandalizou, e eu não sou de escandalizar facilmente.
Vamos por tópicos:
1º - Ao chegar à entrada da avenida, logo no portal, vi uma série de crianças transvestidas de mulheres, com roupas de dar vergonha até mesmo em prostitutas – Sei que falarão que o evento atrai não crentes, por isso o que eu vi não eram da igreja. Ah, tá! Será?
2º - Ao chegar à entrada do evento, senti-me como no Templo nos tempos de Yeshua, uma série de, desculpe-me a sinceridade, cambistas espirituais que diziam em alto e claro som: “– Venham e comprem um número e sejam abençoados! Comprem e concorram a esta moto! Abençoem-nos!” Sem esquecer que a motocicleta estava ali, logo depois de passarmos pelos “cambistas”. Eu não preciso comprar uma rifa para ser abençoado porque o meu Senhor não precisa de rifas para me abençoar, Ele me abençoa pela sua graça! E isso me basta!
3º - Cantar hinos de times, perguntando se quem estava ali era de time a ou time b, cá entre nós é coisa que se acha em shows seculares! Afinal de contas, ali não era uma EXPO gospel? – do inglês EXPO que significa uma coleção de coisas (equipamentos ou trabalhos) expostas ao público “Cristão”. Que tipo de trabalho foi exposto ali? O que foi demonstrado ali com estes cânticos utilizados na euforia clássica e Cesaria dos estádios e ginásios de esportes não têm relacionamento algum com a Palavra! Com santidade!
4º - Um número enorme de adolescentes se esfregando atrás das barracas que ali vendiam de tudo, de pipoca a mobília para templos. Nada contra as barracas. Contra sim, aquela demonstração pública de esfrega-esfrega e lambe-lambe que eu costumava ver e vivenciar quando não convertido era. Quando frequentava as micaretas, carnavais e festivais mundanos.
5º - Como de costume, uma série de cantores gospel locais que por conveniência denominacional cantavam para preencher tempo e acabar com a paciência de muitos. E quando os cantores destaques da noite eram convidados a subir para cantar já passava das 23 horas, quando não era meia-noite e 15 minutos, quando nosso querido André Valadão teve a sua oportunidade. Se eu fosse ele, subiria e pediria desculpas pelo horário e iria embora. Falta de responsabilidade com os de fora.
6º - Propagação da desordem e descompromisso de vários membros em relação a sua denominação: não foram poucos os relatos de pessoas de outras denominações que me contaram que diáconos, presbíteros, evangelistas, obreiros etc. que deixaram de cumprir com seus compromissos e escalas para estarem ali na Expo. E eu sei e conheço alguns infelizmente.
7º - Onde estavam os pastores, aqueles de nome, os TOPS que estavam nos cartazes e nas propagandas. Eles foram mesmo? Porque todos me dizem que somente o Marcos Gregório pregou. E muito rápido! Se não foram ou foram...aí...eu não tenho fonte.
8º - Para terminar. O que gerou todo este empreendimento? O que edificou? Tudo o que eu pude ver foi um show, apenas um show!
Estas são minhas considerações finas:
Onde está o ensino nas igrejas, o verdadeiro impacto que estes cantores e suas canções realmente têm gerado de SANTIDADE no meio desta cidade? Cresce o número de “evangélicos” em Cabo Frio, mas paralelamente cresce o número de meninas com roupas tão indecentes e vergonhosas que me entristece. Meninos que sua meta é agarrar, beijar e contabilizar quantas foram traçadas por eles.
Claro que não são todos. Claro que havia pessoas ali com a melhor intenção possível. Claro que havia pessoas santas ali. Mas o que se via mais era um péssimo testemunho de uma EXPO GOSPEL que não tinha muito do GOSPEL – God Spell – D’us fala!
Será que se tivéssemos uma EXPO onde o foco fosse arrependimento, oração, Palavra, transformação pelo agir e batismo do Espírito Santo, não teríamos um resultado concreto, ainda que de poucos, mas verdadeiros frutos?
Shalom
Everson Tavares, diácono, apenas diácono.
Você escreveu tudo que eu pensei. Ótimas colocações. Eu acrescentaria que é lamentável o modo como os "apresentadores" do "show" incentivam a "idolatria gospel". " - Quem veio ver o cantor fulaninho de tal dá um grito?" foi algo que ouvi praticamente a noite toda, sem comentar coisas piores. Extremamente lamentável. Isso é simplesmente o resultado de um evento onde o foco se perde e Jesus fica de lado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParasse que eu adivinhei! Ainda bem que eu não fui... Lamentáável! Ah! e essa é opinião da maioria. Vc não é a primeira pessoa que eu vejo com essa opinião.
ResponderExcluirO pior é postar o segundo tópico no facebook e ver a reação dos ignorantes fanáticos sobre tal !
ResponderExcluirJá que as colocações de um ateu, por mais que verdadeiras, não são válidas, pois ele sempre pesa para o lado contraditório ou errado das igrejas...
mas é isso ai, gostei da sua sinceridade, everson!
ver comentários do tipo: Perdoa Senhor, ele não sabe o que diz! SEM MAIS
só uma coisa, na própria BÍBLIA, no livro de Jonas, capitulo 1, diz que eles fizeram um sorteio e nesse sorteio o escolhido foi Jonas. vejam o versículo 7: "E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas."
agora, me diga... se os cristãos se baseiam na bíblia e na própria, há um texto cujos homens foram usados por Deus para fazer um sorteio... por que o sorteio da expo gospel seria errado? qual a diferença? reflitam, mas leiam a bíblia, por favor =)
abraços, everton...
aqui é um ex aluno seu, cara!
Realmente,tudo corre para um único propósito o "IRRACIONAL"o homem tem buscado mais seus prazeres,ministrei a bem pouco tempo ao ministério sobre a corrida frenética ao tesouro,esquecendo-se que os benefícios vem através de nossas atitudes e metas que devemos alcançar em carreira sólida que é o Reino de Deus,mas seus princípios então sendo corrompidos,para bem deles,usando por meio de atitudes burras e incoseqüentes.
ResponderExcluirEStao me falando isso tb... que pena.. uma estrutura enoorme, mas com certos conceitos errados! Eles devem pensar que "imitando" o mundo, trarão mais jovens, mais "crentes". Que pena q seja uma idéia terrível!! Como a Angelica falou.. atitude burra!!
ResponderExcluirQuando as ovelhas se perdem, quando a comunhão se desfaz, quando congregações se alastram como mercadinhos ou mercearias, quando se pretende alçar novos mares sem fortes ãncoras;quando os ensinamentos se esvaziam e é ovacionado aqueles despidos de pudor, a saída é desacreditar naqueles que nos guiam.
ResponderExcluir